- Editorial:
- LIVROS HORIZONTE
- Año de edición:
- 2002
- Materia:
- ANTROPOLOGÍA, ARTE Y ENSAYO
- ISBN:
- 978-972-24-1222-3
- Páginas:
- 245
UM NOVO RUMO PARA O DESPORTO
JOSE MANUEL CONSTANTINO
Quando se analisa o desporto português, um dos seus traços mais significativos é o da ausência de ideias. Trata-se de um desporto sem ideias. Continua a viver- -se uma espécie de situacionismo desportivo, que se traduz por uma clara ausência de movimentos de opinião e de projectos que indiciem uma decisiva transformação da realidade desportiva nacional.
Se exceptuarmos as questões do futebol profissional, é difícil indicar duas ou três questões que nos últimos anos tenham animado debates, suscitado polémicas, e ajudado a construir perspectivas alternativas sobre a vida desportiva nacional.
Os textos agora editados foram publicados no jornal Record entre 1996 e 2000. Foram seleccionados a partir de uma matriz comum: as relações do desporto com a política como tema geral e as políticas desportivas nacionais como contexto próprio para essa apreciação. As circunstâncias do momento tornam excessivamente datados alguns dos escritos. É um dos riscos de quem escreveu sobre o quotidiano da política desportiva nacional. A vantagem será, porventura, a de se avaliar à luz das realidades actuais os comentários então feitos.